O Provedor de Justiça, Dr. José Carlos Delgado, efetuou no dia 12 de fevereiro de 2021, uma visita de cortesia à ONGD “Organização das Mulheres de Cabo Verde – OMCV “com o objetivo de inteirar-se das ações e atividades levadas a cabo pela mencionada organização, assim como das possibilidades de parceria entre a OMCV e a Provedoria de Justiça, visando o reforço e aperfeiçoamento da missão e das áreas de intervenção da OMCV.
O Senhor Provedor e respetiva equipa foram recebidos na Sede da OMCV pela Presidente da Organização, Senhora Idalina Freire Gonçalves, que, logo de início, fez uma visita guiada aos visitantes, incluindo as instalações adjacentes da OM Crédito e respetivas equipas de trabalho.
Reunidas as equipas das duas entidades, a Sra. Presidente fez a apresentação da OMCV e das suas principais atividades e áreas de intervenção.
Explicou que a OMCV, organização de carácter social, foi criada no ano de 1981. Até o ano de 1990, foi uma organização, essencialmente, de cariz partidária. A partir de 1991, transformou-se numa ONGD multifacetada, com uma forte intervenção social e familiar, facilitando constantemente formações e capacitações profissionais para todos os que queiram adquirir conhecimentos.
Tendo como seu escopo principal a mulher, continuou, a OMCV vem dando a mão às mulheres em instabilidade conjugal, vítimas de VBG, fragilizadas no meio profissional e sem apoio familiar, incentivando o seu desenvolvimento económico e social, fomentando o empreendedorismo, através da OM Crédito. Este “braço de microcrédito” da OMCV está, atualmente, presente em 7 ilhas do nosso país (exceto nas ilhas do Sal e de São Nicolau), procedendo com a concessão de pequenos créditos à população de baixo rendimento, pequenos empreendedores, mulheres desempregadas que procuram o auto-emprego e jovens recém-formados.
Adiantou, ainda, que, com representação em todas as ilhas e concelhos do país, a OMCV dispõe de uma direção nacional e de delegações concelhias, que procuram, diligentemente, dar resposta aos vários projetos e atividades da organização.
A título de exemplo, destacou os centros de formação na cidade do Mindelo e em Tarrafal de Santiago, que têm beneficiado de um forte contributo, quer para a sua estrutura física, como para o seu funcionamento, da Embaixada do Japão acreditada em Cabo Verde.
No tocante a formações, partilhou que algumas são realizadas com o apoio do governo do Canada, comportando uma dimensão considerável, nas áreas de artesanato – cerâmica e pedras vulcânicas -, tecelagem – panu di terra –, formações essas com um impacto muito importante nas ilhas de Santo Antão, São Vicente e Fogo.
Ainda, e desta feita com o apoio da Cooperação Italiana, vale fazer referência a um projeto de grande porte, visando a qualificação, e ações de sensibilização de base comunitária, voltados para a temática do turismo e artesanato, implementadas nas Ilhas de Santiago Santo Antão e Fogo.