O Provedor de Justiça

ANTÓNIO DO ESPÍRITO SANTO FONSECA nasceu na localidade de Lombo Branco, Concelho de Ribeira Grande, Ilha de Santo Antão em 1951.

Fez os estudos primários na sua ilha natal e secundários em S. Vicente no então Liceu Gil Eanes e formou-se como Engenheiro Civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa no ano 1979.

Nacionalista desde muito jovem dedicou-se à luta pela independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau desde 1971 como membro ativo do PAIGC, partido que abandonou em 1979.

Foi professor Liceal em Bissau e funcionário do Comissariado dos Recursos Naturais no âmbito do Projecto de Estudo e Aproveitamento do rio Corubal.

Membro fundador do Movimento para a Democracia, foi deputado nacional desse partido pelos círculos eleitorais de Santo André e Ribeira Grande de Santo Antão e Presidente da Assembleia Nacional da V Legislatura.

Enquanto Presidente da Assembleia Nacional coordenou a implementação de projectos de (re)-organização e criação de infra-estruturas e equipamentos necessários para a Reforma e Modernização da Assembleia Nacional de Cabo Verde.

Em 2000 desvincula-se do MpD e regressa a actividade profissional tendo trabalhado para o UNICEF no projeto de Agua e Saneamento e para a ENAPOR como assessor no Projecto Modernização do Porto da Praia fases I e II e gestor do Projeto dos Portos de Fogo e Brava.

Em 2013 foi eleito como 1º Provedor de Justiça de Cabo Verde, tendo tomado posse à 24 de janeiro de 2014.