config

Notícias

Provedor de Justiça recebeu uma missão do Banco MundialProvedor de Justiça recebeu uma missão do Banco Mundial
02 Feb 2024

O Provedor de Justiça recebeu, ontem 1 de fevereiro, uma missão do Banco Mun [ ... ]

Notíciasleia mais
O Provedor de Justiça apresenta cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da RepúblicaO Provedor de Justiça apresenta cumprimentos de Ano Novo ...
10 Jan 2024

O dia dedicado aos cumprimentos de Ano Novo do sector da Justiça ficou conclu&iac [ ... ]

Notíciasleia mais
Provedor de Justiça: missão ao SenegalProvedor de Justiça: missão ao Senegal
24 Nov 2023

O Provedor de Justiça, realizou de 13 a 17 de novembro, uma missão de servi& [ ... ]

Notíciasleia mais
Outras Notícias

Eventos

Conferência sobre o papel do Provedor de Justiça na promoção dos Direitos FudamentaisConferência sobre o papel do Provedor de Justiça n...
02 May 2023

  Em parceria com o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais,&nbs [ ... ]

Eventosleia mais
Provedor de Justiça entrega Relatório à Assembleia...
29 Mar 2023

O Provedor de Justiça, Dr. José Carlos Delgado, acompanhado da sua equipa, efetuou est [ ... ]

Eventosleia mais
Formação em Direitos Humanos e Cidadania
20 Mar 2023

Provedoria de Justiça promove, em parceria com o Instituto Superior Ciências Jurí [ ... ]

Eventosleia mais

NOTICIAS NA IMPRENSA

Menções do Provedor de Justiça na imprensa online

VIDEOS INSTITUCIONAIS

Mensagens institucionais do Provedor de Justiça

Acrides 3O Provedor de Justiça Dr. José Carlos Delgado, efetuou no dia 4 de fevereiro de 2021, uma visita de trabalho à “Associação das Crianças Desfavorecidas – ACRIDES – “com o objetivo de inteirar-se das atividades desenvolvidas pela associação e analisar as possíveis áreas onde a Provedoria poderá colaborar na promoção da defesa dos direitos das crianças.
O Provedor de Justiça fez-se acompanhar do seu assessor e de dois técnicos da Provedoria de Justiça, tendo sido recebido pela Senhora Presidente da ACRIDES, a Sra. Lourença Tavares.
Após os cumprimentos de praxe, a Sra. Presidente da ACRIDES procedeu à apresentação sucinta das atividades e missão da ACRIDES. O Provedor de Justiça mostrou a sua disposição e abertura em apoiar a missão da ACRIDES no seu trabalho de proteção e promoção dos direitos das crianças, no âmbito e nos limites do estatuto do Provedor de Justiça. Comunicou à ACRIDES, na pessoa da sua Presidente, que já teve uma reunião de trabalho com os dirigentes das “Aldeias SOS”, entidade com o mesmo âmbito e essência de ação que a ACRIDES, estando ainda previstos mais encontros com outras entidades e associações comunitárias com a mesma linha de missão.
O Provedor de Justiça deu a conhecer os projetos que tem considerado e, visando esta temática, apontou a realização de um grande encontro a nível nacional e sob a forma de Grande Conferência, com o intuito de abordar, discutir e encontrar soluções para os problemas que afligem as crianças no nosso país, nomeadamente um novo modelo para o parlamento infantil, cujo atual modelo de funcionamento, na sua perspetiva, não tem apresentado resultados práticos, a criação de parlamentos municipais, reunindo todas as forças vivas com intervenção relevante na temática, a nível dos municípios. Comprometeu-se, ainda, a ter mais e melhores intervenções junto do Conselho da República a favor desta causa, que considera ser de todos.
A Sra. Presidente da ACRIDES manifestou a sua satisfação e regozijo perante as palavras e projetos trazidos pelo Provedor de Justiça, realçando que “juntos somos mais fortes”, e enaltecendo a necessidade de mais e melhor articulação entre os atores sociais envolvidos nesta causa, a par da necessidade de se levar as instituições do Estado para junto das comunidades, na promoção de atividades lúdicas e educativas, dirigidas às crianças, e, logo, às respetivas famílias. No entender da ACRIDES, levar as instituições do Estado ao encontro das Comunidades contribui para o desiderato de promover a justiça social.
Deu também a conhecer alguns ganhos já alcançados nesta temática, como a criação das “Salas de Escuta das Crianças”, com o apoio dos Estados Unidos da América e outros parceiros internacionais, e as “Redes Locais”, estas últimas já implementadas em 6 ilhas do país.
O Provedor de Justiça, manifestando o seu acordo para com o adiantado pela ACRIDES, exprimiu a sua disponibilidade em promover ações de “Mediação Familiar” e, nessa esteira, da necessidade de adiantar com recomendações legislativas no setor, em prol da proteção das crianças.
Em jeito de conclusão e estando identificado o ponto focal da Provedoria de Justiça junto da ACRIDES, o Provedor de Justiça formulou o convite à Presidente da ACRIDES para visitar Provedoria de Justiça, tendo ficado o compromisso, de ambas as partes, no acompanhamento das atividades mútuas e na montagem e devido seguimento dos pontos abordados no encontro e projetos/atividades da ACRIDES.

Icieg ProvedorO Provedor de Justiça Dr. José Carlos Delgado, efetuou uma visita de trabalho ao Instituto Cabo-verdiano de Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), no dia 2 de fevereiro de 2021, com o objetivo de inteirar-se das atividades do Instituto para o ano 2021 e analisar as possíveis áreas onde a Provedoria poderá colaborar na promoção da defesa da igualdade e equidade de género.

Provedor e Alta Autoridade Emigracao siteO Provedor de Justiça, Dr. José Carlos Delgado, recebeu ontem, dia 28 de janeiro de 2021, na Provedoria de Justiça, uma delegação da Alta Autoridade para a Imigração, composta pela sua Presidente, Dra. Carmen Barros, pela Coordenadora da Emigração, Dra. Dinamene Cardoso, e pela Coordenadora de Estudos, Projetos e Relações Internacionais, Dra. Ângela Valentim. O encontro teve como objetivo a apresentação daquela autoridade e delinear um quadro de parceria para fazer face às questões que afligem os imigrantes.
De entre os assuntos tratados, destacou-se a criação e implementação das Unidades Locais de atendimento aos imigrantes; a necessidade de alteração da Lei sobre a Imigração e necessidade de realização de um encontro alargado, previsto já para o próximo mês de março, entre a Provedoria de Justiça, a Alta Autoridade para a Imigração e outras entidades com responsabilidade na matéria, designadamente a Direção de Estrangeiros e Fronteiras, a Direção dos Registos Notariado e Identificação, o Instituto Nacional de Previdência Social e a Associação Nacional dos Municípios, na tentativa de solucionar os vários constrangimentos que afetam os imigrantes em Cabo Verde, com foco nos imigrantes da CEDEAO, nomeadamente problemas relacionados com emissão e renovação de cartões de residência e reagrupamento familiar.

Visita ANMCV 2 1O Provedor de Justiça vai propor aos municípios, que ainda não o tenham, a criação de um gabinete de atendimento e apoio aos imigrantes de modo a melhorar a integração no país e minimizar os problemas que enfrentam. O Provedor fez essas declarações à Inforpress, a quem avançou que a proposta seria apresentada à Associação dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), durante o encontro que terá com o presidente da associação. Adiantou que tem recebido muitas queixas, sobretudo de imigrantes da costa ocidental africana, relacionadas com a integração e inclusão social dos imigrantes, situação essa que se tornou preocupante tendo em conta os efeitos da pandemia da covid-19. Segundo o Provedor, essas pessoas têm tido dificuldades na renovação dos cartões de residência, falta de contratos de trabalho, contratos de arrendamento e, ainda, problemas a nível da educação e da nacionalidade dos filhos de imigrantes que nascem em Cabo Verde, sendo que os pais não estão legalizados.

“A integração e reinserção social dos imigrantes é uma questão que iremos discutir com a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde sendo que há a necessidade de esses emigrantes, não só dos da costa africana, estarem bem integrados”, referiu apontando que irá propor aos municípios, que ainda não disponham desse serviço, a criação de gabinetes municipais de apoio aos imigrantes.

Durante o encontro vão ser discutidos acções de cooperação entre a Provedoria de Justiça e a Associação Nacional dos Municípios e a estratégia a ser implementada com vista à articulação com os municípios através da ANMCV, tendo em conta os protocolos já firmados.

“Iremos discutir com a associação um conjunto de queixas de várias ordens, provenientes de todos os municípios, e diversa natureza que temos vindo a receber”, acrescentou.

 

Rotunda Homem de Pedra, Cidade da Praia, Caixa Postal nº 237A Rep. Cabo Verde
(+238) 350 38 30 / 260 13 34