config

Notícias

Provedor de Justiça recebeu uma missão do Banco MundialProvedor de Justiça recebeu uma missão do Banco Mundial
02 Feb 2024

O Provedor de Justiça recebeu, ontem 1 de fevereiro, uma missão do Banco Mun [ ... ]

Notíciasleia mais
O Provedor de Justiça apresenta cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da RepúblicaO Provedor de Justiça apresenta cumprimentos de Ano Novo ...
10 Jan 2024

O dia dedicado aos cumprimentos de Ano Novo do sector da Justiça ficou conclu&iac [ ... ]

Notíciasleia mais
Provedor de Justiça: missão ao SenegalProvedor de Justiça: missão ao Senegal
24 Nov 2023

O Provedor de Justiça, realizou de 13 a 17 de novembro, uma missão de servi& [ ... ]

Notíciasleia mais
Outras Notícias

Eventos

Conferência sobre o papel do Provedor de Justiça na promoção dos Direitos FudamentaisConferência sobre o papel do Provedor de Justiça n...
02 May 2023

  Em parceria com o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais,&nbs [ ... ]

Eventosleia mais
Provedor de Justiça entrega Relatório à Assembleia...
29 Mar 2023

O Provedor de Justiça, Dr. José Carlos Delgado, acompanhado da sua equipa, efetuou est [ ... ]

Eventosleia mais
Formação em Direitos Humanos e Cidadania
20 Mar 2023

Provedoria de Justiça promove, em parceria com o Instituto Superior Ciências Jurí [ ... ]

Eventosleia mais

NOTICIAS NA IMPRENSA

Menções do Provedor de Justiça na imprensa online

VIDEOS INSTITUCIONAIS

Mensagens institucionais do Provedor de Justiça

      Dando continuidade ao seu plano de atividades 2018 e para cumprir a sua Missão, o Provedor de Justiça desloca-se às ilhas do Sal e da Boavista para uma visita aos Pontos de Acesso e ação de informação junto dos funcionários dos serviços municipais e desconcentrados do Estado desses Municípios. 

O Provedor, António Espírito Santo Fonseca e a Provedora Adjunta, Vera Querido, estarão no dia 22 de outubro pelas 16h30h, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sal para uma palestra dirigida aos funcionários públicos, dirigentes de ONG´s e população em geral versando o papel do Provedor de Justiça na defesa e promoção dos Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos. No dia 24 de outubro, às 10h estarão no Salão Nobre da Camara Municipal da Boavista para desta vez falarem com os funcionários públicos e população em geral daquela ilha. Com essas ações, o Provedor de Justiça espera impulsionar uma maior participação dos cidadãos residentes nestas duas ilhas turísticas na defesa dos seus Direitos, Liberdades e Garantias.

No quadro da preparação do debate sobre o Estado da Justiça que acontece a 25 de outubro, a Provedora Adjunta de Justiça, Vera Querido, foi ouvida pela Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma do Estado. A Provedora Adjunta informou que desde a criação do órgão, o Provedor de Justiça já recebeu 849 comunicações e concretizou 72,6% do seu plano de atividades. Afirmou que a falta de colaboração das entidades no país em acatar as recomendações do Provedor de Justiça constitui uma das maiores dificuldades da Provedoria, pelo que solicitou o apoio da Comissão na sensibilização das instituições para o cumprimento da obrigatoriedade de responder num prazo de 60 dias às recomendações do Provedor de Justiça. Informou ainda que de 2014 até a presente data, o Provedor fez 11 recomendações, 5 sugestões legislativas, mas apenas uma das recomendações foi acatada. Santiago continua a ser a ilha com maior proveniência de queixas e neste ano de 2018 a maior parte refere-se aos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras. Questionada sobre os constrangimentos, a Provedora Adjunta apontou a falta de meios e de recursos humanos para responder cabalmente ao aumento exponencial das queixas que chegam a Provedoria.

Para fechar as sessões de informação destinados aos atendedores e pontos focais dos pontos de acesso ao Provedor, previstas no plano de atividades para o ano 2018, uma equipa da Provedoria de Justiça constituída pela Provedora de Justiça Adjunta e pelo Jurista, Anízio Ascenção, esteve na ilha do Maio no passado dia 28 de junho, para um encontro de informação e sensibilização.
O encontro que teve lugar no Salão Nobre da Assembleia Municipal daquela ilha, serviu para dotar não só os pontos focais e atendedores dos pontos de acesso, como também os responsáveis dos serviços desconcentrados do Estado situados na ilha do Maio, das informações básicas sobre o papel e atuação do Provedor de Justiça, por forma a poderem encaminhar as queixas dos cidadãos a nível do município. 
Estiveram presentes Presidente da Câmara Municipal do Maio, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Maio, Secretária da Assembleia Municipal do Maio, Representante da Enapor, Chefe da repartição das Finanças, Representante das Alfândega, Delegado Marítimo da IMP, Funcionários da Câmara Municipal do Maio, representantes de algumas Associações da ilha do maio, repórter da RCV e alguns cidadãos.

O Provedor de Justiça, António do Espírito Santo, assinou no passado dia 8 de maio, o último protocolo de cooperação com os órgãos do Poder Local, desta feita com o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava,Pedro José Silva Morais e com o Presidente da Assembleia Municipal, Benvindo Cabral Almeida.
Com esta assinatura, a Provedoria de Justiça cumpre uma das suas metas preconizadas que é permitir a todos os cidadãos do país o acesso ao Provedor de Justiça através de um ponto de acesso instalado nos serviços municipais
O protocolo cujo objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos ao Provedor de Justiça como órgão de defesa e promoção dos direitos, liberdades, garantias e interesses legítimos dos mesmos, assegurando, através de meios informais e gratuitos, a justiça e a legalidade do exercício dos poderes públicos, foi rubricado com os órgãos do Poder Local de 21 municípios do país, excepto o Municipio da Praia, por ser onde se encontra a sede da Provedoria.
 
Rotunda Homem de Pedra, Cidade da Praia, Caixa Postal nº 237A Rep. Cabo Verde
(+238) 350 38 30 / 260 13 34