config

Notícias

Provedor de Justiça recebeu uma missão do Banco MundialProvedor de Justiça recebeu uma missão do Banco Mundial
02 Feb 2024

O Provedor de Justiça recebeu, ontem 1 de fevereiro, uma missão do Banco Mun [ ... ]

Notíciasleia mais
O Provedor de Justiça apresenta cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da RepúblicaO Provedor de Justiça apresenta cumprimentos de Ano Novo ...
10 Jan 2024

O dia dedicado aos cumprimentos de Ano Novo do sector da Justiça ficou conclu&iac [ ... ]

Notíciasleia mais
Provedor de Justiça: missão ao SenegalProvedor de Justiça: missão ao Senegal
24 Nov 2023

O Provedor de Justiça, realizou de 13 a 17 de novembro, uma missão de servi& [ ... ]

Notíciasleia mais
Outras Notícias

Eventos

Conferência sobre o papel do Provedor de Justiça na promoção dos Direitos FudamentaisConferência sobre o papel do Provedor de Justiça n...
02 May 2023

  Em parceria com o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais,&nbs [ ... ]

Eventosleia mais
Provedor de Justiça entrega Relatório à Assembleia...
29 Mar 2023

O Provedor de Justiça, Dr. José Carlos Delgado, acompanhado da sua equipa, efetuou est [ ... ]

Eventosleia mais
Formação em Direitos Humanos e Cidadania
20 Mar 2023

Provedoria de Justiça promove, em parceria com o Instituto Superior Ciências Jurí [ ... ]

Eventosleia mais

NOTICIAS NA IMPRENSA

Menções do Provedor de Justiça na imprensa online

VIDEOS INSTITUCIONAIS

Mensagens institucionais do Provedor de Justiça

A Direcção Nacional de Receitas do Estado (DNRE) decidiu adotar e acatar a interpretação do Provedor de Justiça sobre a Lei de Bases do IUR (Imposto Único sobre o Rendimento) e do seu Regulamento, segundo a qual a pensão de sobrevivência não faz parte do rendimento tributável e respectivo cálculo. Agindo em conformidade, aquela Direcção Nacional vai tomar as providências administrativas e técnicas com vista à operacionalização da posição que acaba de assumir.

Esta alteração surge em decorrência do diálogo entre Provedoria de Justiça e a DNRE suscitado pela queixa apresentada por uma cidadã.

A empresa Águas de Santiago decidiu, e deu conhecimento à ARE, que vai deixar de cobrar a taxa de saneamento aos cidadãos cuja moradia não esteja ligada à rede pública de esgotos, pelo que as famílias que se encontrarem nesta situação deverão comunicar este facto à AdS. Trata-se de uma decisão tomada na sequência da queixa apresentada por um cidadão ao Provedor de Justiça.

O Centro de Pesquisa dos Ombudsman Africanos - AORC iniciou em 2013, uma análise comparativa dos sistemas jurídicos que regulam os Provedores de Justiça de países africanos. Este resumo provisório sobre as "Boas Práticas dos Ombudsman" baseia-se nos dados referentes a oito países, estando em curso uma análise mais abrangente que envolve mais de 40 instituições de Provedores de Justiça.
Como parte das suas recomendações, este estudo desenvolveu um conjunto de diretrizes de boas práticas para a Instituição do Provedor em África, que são apresentadas neste documento. O objetivo é fornecer informação acerca da construção de fortes Instituições do Provedor a académicos, investigadores e analistas políticos que trabalham em áreas como a boa governação e a responsabilização; a cidadãos que querem responsabilizar os seus governos; e a decisores políticos que querem desenvolver políticas públicas. 
 

O Provedor de Justiça recebeu em audiência, no dia 9 de janeiro, quatro representantes da Associação dos Proprietários de Taxis da Praia, liderados pelo presidente João Voz Antunes, que trouxeram as suas preocupações 
referentes ao recenseamento dos taxis  levado a cabo pela Camara Municipal da Praia. É que a nova lei de recenseamento traz uma alínea em que a CMP não aceita as licenças geridas por procuração, alínea essa que a associação entende ser excessiva, por entender que prejudicará várias familias de taxistas.
A associação já se reuniu com a edilidade no sentido de fazer a Câmara Municipal aceitar as licenças geridas por procuração, mas não tendo obtido resposta favoravel decidiu encetar esforços junto do Provedor de Justiça e outras entidades (Presidente da República), na procura de uma solução por via de dialogo para não se recorrer aos tribunais.
Rotunda Homem de Pedra, Cidade da Praia, Caixa Postal nº 237A Rep. Cabo Verde
(+238) 350 38 30 / 260 13 34