config

Provedor e BrodcastO Provedor de Justiça, Dr. José Carlos Delgado, e sua equipa efetuaram hoje, dia 18 de abril, uma visita às instalações da Empresa Cabo Verde Broadcast, responsável pela instalação e gestão de sinais da Televisão Digital Terrestre. Na ocasião, teve uma reunião com o Conselho de Administração da empresa, tendo como objetivo principal inteirar-se das medidas adotadas ou a adotar, visando uma melhor cobertura de serviço, sobretudo nas zonas altas e locais mais recônditos no interior da ilha de Santiago, Santo Antão e São Nicolau.
Neste momento, segundo informações prestadas pelo Conselho de Administração, ainda há desafios a serem vencidos, pesem embora os 98% de cobertura nacional de TDT. Está em curso a instalação de equipamentos em algumas zonas sombras do país, nomeadamente em Fragata, Planalto Norte, Librão dos Engenhos, Ribeira dos Saltos, bem como a distribuição gratuita de equipamentos às pessoas mais carenciadas.

Provedor e Igreja Adventista site 212O Provedor de Justiça foi recebido, na manhã de hoje, 15 de março, pelo Presidente da Associação Das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia de Cabo Verde, Pastor Natalino Martins, num encontro onde abordaram possíveis intervenções a serem desenvolvidas em conjunto, de modo a assegurar cada vez mais o respeito pelos direitos sociais dos cidadãos.
O Provedor reconheceu o valioso trabalho que as Igrejas Adventistas do Sétimo Dia têm realizado em prol das famílias em Cabo Verde, através dos seus diferentes Ministérios.
Por sua vez, o Pastor Natalino Martins deu a conhecer ao Provedor a sua preocupação com o não cumprimento, por parte de instituições públicas, do exercício da liberdade religiosa, que tem prejudicado sobretudo os jovens adventistas, por lhes serem negado alguns direitos, ao observarem o sábado como um dia santo. O Provedor comprometeu-se a intervir junto de quem de direito, no sentido de ser respeitado tão importante norma constitucional, que é a Liberdade Religiosa.

 

Visita Bispo 1O Provedor de Justiça, José Carlos Delgado, foi recebido hoje, 09 de março, em uma visita de cortesia pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado, Bispo da Diocese de Santiago.

Durante o encontro, o Provedor levou ao conhecimento do Cardeal as questões ligadas aos direitos sociais dos cidadãos, que são alvo de sua preocupação, e colocou os serviços da Provedoria à disposição da Diocese, no que diz respeito ao cumprimento dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.

O Bispo, Dom Arlindo Furtado, por sua vez manifestou o apreço pela dinâmica que a Provedoria tem tido para dar a conhecer o papel do Provedor de Justiça e afirmou que, para a resolução dos problemas sociais do país, torna-se necessário que todas as instituições se unam, e trabalhem em prol do povo.

Ficou acordada uma futura visita do Provedor de Justiça à Fazenda Esperança, uma instituição da igreja católica, que trabalha na reabilitação de dependentes de álcool e de substancias psicotrópicas, mas que tem tido igualmente uma intervenção no trabalho de reinserção social de ex-reclusos.

Igreja nazareno2O Provedor de Justiça, José Carlos Delgado, foi recebido na manhã de hoje, em uma visita de cortesia pelo Superintendente do Distrito Sul da Igreja do Nazareno em Cabo Verde, Reverendo Emanuel David Simas Araújo.
O encontrou serviu para dar a conhecer ao Reverendo sobre a atuação do Provedor de Justiça na promoção dos direitos sociais dos cidadãos, e identificar possiveis áreas de intervenção conjunta, que contribuam para a paz social, e pelo respeito dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.

O Provedor de Justiça, José Carlos Delgado, teve na manhã de hoje, um encontro de trabalho com a nova Presidente da CNDHC, Euridice Mascarenhas, que se fez acompanhar pelo seu assessor jurídico, o Senhor Arlindo Sanches.
O encontro solicitado pela novel responsável da CNDHC, teve como finalidade, para além de apresentar-se, ver os posssiveis mecanismos de colaboração entre as duas instituições, que no entender da Presidente concorrem para o mesmo fim, que é a defesa dos direitos dos cidadãos, e de seus direitos humanos.
O Provedor mostrou toda a disponibilidade e abertura para uma colaboração conjunta, uma vez que os recursos tanto humanos, como financeiros das duas instituições não abundam, pelo que é do interesse de todos maximizar todas as intervenções, e ações.
Os dois responsáveis designaram pontos focais de cada uma ds instituições para trabalharem em conjunto, e dessa forma constituir uma mais valia no apoio a Cabo Verde na sua candidatura como membro do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas.