config

Notícias

Provedor de Justiça recebeu uma missão do Banco MundialProvedor de Justiça recebeu uma missão do Banco Mundial
02 Feb 2024

O Provedor de Justiça recebeu, ontem 1 de fevereiro, uma missão do Banco Mun [ ... ]

Notíciasleia mais
O Provedor de Justiça apresenta cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da RepúblicaO Provedor de Justiça apresenta cumprimentos de Ano Novo ...
10 Jan 2024

O dia dedicado aos cumprimentos de Ano Novo do sector da Justiça ficou conclu&iac [ ... ]

Notíciasleia mais
Provedor de Justiça: missão ao SenegalProvedor de Justiça: missão ao Senegal
24 Nov 2023

O Provedor de Justiça, realizou de 13 a 17 de novembro, uma missão de servi& [ ... ]

Notíciasleia mais
Outras Notícias

Eventos

Conferência sobre o papel do Provedor de Justiça na promoção dos Direitos FudamentaisConferência sobre o papel do Provedor de Justiça n...
02 May 2023

  Em parceria com o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais,&nbs [ ... ]

Eventosleia mais
Provedor de Justiça entrega Relatório à Assembleia...
29 Mar 2023

O Provedor de Justiça, Dr. José Carlos Delgado, acompanhado da sua equipa, efetuou est [ ... ]

Eventosleia mais
Formação em Direitos Humanos e Cidadania
20 Mar 2023

Provedoria de Justiça promove, em parceria com o Instituto Superior Ciências Jurí [ ... ]

Eventosleia mais

NOTICIAS NA IMPRENSA

Menções do Provedor de Justiça na imprensa online

VIDEOS INSTITUCIONAIS

Mensagens institucionais do Provedor de Justiça

Conferencia MpDA convite do Grupo Parlamentar do MpD, o Provedor de Justiça, António do Espírito Santo, participou como conferencista, na Conferência "Justiça e Estado de Direito", onde proferiu uma intervenção versando o tema "O acesso à Justiça como direito fundamental".

A conferência que contou igualmente com a participação do Dr. Carlos Veiga, que proferiu a palestra "Justiça e Segurança", enquadrou-se na preparação daquele grupo Parlamentar para o debate sobre o Estado da Justiça que decorreu no dia 24 de Outubro. 

Confira a intervenção do Provedor de Justiça: O acesso à Justiça como Direito Fundamental

 

 

tomada posse PR1  O Provedor de Justiça, António do Espírito Santo Fonseca, participou ontem, 20 de outubro, na Sessão Especial de investidura do Dr  Jorge Carlos Fonseca no cargo de Presidente da República, cerimónia que contou com a participação de entidades e personalidades  nacionais e estrangeiras.

O Provedor de Justiça, António do Espírito Santo, a convite do Presidente da República, participou ontem, 20 de julho, na reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional.
O Conselho Superior de Defesa Nacional (art.º 252º CRCV) é o órgão específico de consulta para os assuntos relativos à defesa nacional e à organização, funcionamento e disciplina das Forças Armadas e é presidido pelo Presidente da República, enquanto comandante supremo das forças armadas que, também, goza de voto de qualidade.
 

Fazem parte desse órgão, o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, o Primeiro-ministro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e Ministro da Defesa, o Ministro da Administração Interna, o Ministro das Finanças, a Ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, dois Deputados da bancada parlamentar do MPD e um Deputado da bancada do PAICV.

Para além dos membros efectivos foram convidados algumas personalidades: Os antigos Presidentes da República Pedro Verona Rodrigues Pires e António Mascarenhas Monteiro, os antigos Chefes do Estado-maior das FA, o Provedor de Justiça - António Espírito Santo Fonseca, o Director da PN – Superintendente Emanuel Estaline Moreno, o Director Nacional da Polícia Judiciária - Dr. Patrício Varela, o Diretor-geral do SIR – Dr. António Varela e o Conselheiro de Segurança Nacional –  Carlos Alexandre Reis.

GIABA ConferenciaA convite do Ministério da Justiça, o Provedor Antonio do Espirito Santo e a sua Adjunta, Vera Patricia Querido, participaram na cerimónia de abertura da 16ª Reunião do Comité Ministerial do Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Dinheiro na África Ocidental (GIABA), que teve lugar no  dia 7 de Maio na cidade da Praia.

A reunião que contou com a presença de representantes dos ministérios das Finanças, Justiça e Administração Interna dos 15 Estados-membros da CEDEAO, analisou as recomendações e opções de política que sairam da reunião técnica ocorrida de 2 a 6 de Maio. 

A erimónia foi presidida pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

Page 8 of 9

Rotunda Homem de Pedra, Cidade da Praia, Caixa Postal nº 237A Rep. Cabo Verde
(+238) 350 38 30 / 260 13 34